O Poder da Terapia: Como Homens Estão Usando-a para Superar Seus Desafios

Quando falamos sobre terapia, uma pergunta recorrente surge: Você atende homens? A simples questão carrega muitas suposições, não apenas sobre quem precisa e pode se beneficiar da terapia, mas também sobre as expectativas de gênero que muitas vezes limitam o processo de autoconhecimento. Mas, a verdade é que a terapia não tem gênero. Ela tem escolha.

 

A Terapia Não Tem Gênero, Tem Escolha

Quando alguém me pergunta se atendo homens, minha resposta é sempre clara e direta: Eu atendo pessoas. Não importa se o indivíduo é do gênero masculino ou feminino, o que importa é que ele ou ela está em busca de um novo significado para a vida. Está buscando explorar as questões internas, se abrir para o autoconhecimento e se permitir transformar sua realidade.

E, de fato, ao longo dos anos, pude perceber como esse desejo de transformação é comum a todos. Homens, assim como mulheres, enfrentam dificuldades emocionais, desafios nos relacionamentos e questões internas que precisam ser trabalhadas. E a terapia é uma das formas mais eficazes de dar um passo em direção à ressignificação e ao crescimento.

 

Por Que Os Homens Procuram Terapia?

É fascinante observar como as situações que levam os homens ao consultório são diversas. Entre os que tive e tenho o prazer de atender, as principais razões, foram: o medo de mudanças significativas, como a expatriação; a insegurança provocada por questões profissionais, o burnout ou dificuldades de carreira; e os dilemas emocionais de um divórcio ou dificuldades nas relações pessoais. Os homens também enfrentam, de forma intensa, o impacto de suas relações amorosas e, muitas vezes, são esses mesmos relacionamentos que geram angústia, dúvidas e sofrimento.

A terapia, portanto, não é, nem nunca foi ou será, algo exclusivo de um gênero ou de um tipo de dor. Ela é, antes de tudo, uma escolha de se aprofundar nas questões internas, de buscar entendimento e de fazer mudanças reais na forma como se vê e se relaciona com o mundo.

 

Esquemas Emocionais: Como Eles Impactam a Vida de Todos, Sem Exceção

A teoria do esquema nos ajuda a entender como padrões de pensamento e comportamento se formam e, muitas vezes, se perpetuam ao longo da vida. Estes esquemas emocionais – que, muitas vezes, vêm de experiências passadas – são a base de muitos dos desafios que os homens enfrentam, como a dificuldade em se relacionar com os outros ou a autossabotagem em momentos de grande mudança. Em um processo terapêutico, essas camadas vão sendo desveladas, permitindo que o indivíduo reconheça e reestruture esses padrões, dando espaço para uma vida mais equilibrada e realizada.

Esses esquemas podem se manifestar em diferentes formas, dependendo da história de vida de cada pessoa. No entanto, a terapia oferece as ferramentas necessárias para identificar esses padrões e transformá-los, não importa o gênero.

 

Transformações Que Acontecem Quando Escolhemos Crescer

Tenho o privilégio de acompanhar a evolução de muitos homens que chegaram ao consultório com desafios profundos, mas que, ao longo do processo terapêutico, começaram a desvelar camadas complexas de suas emoções. Cada um deles, em sua jornada, mostra um verdadeiro ato de coragem ao decidir transformar sua vida. Não são apenas as grandes vitórias que celebramos, mas também as pequenas conquistas diárias que demonstram a força de suas escolhas. Eles se tornaram mais seguros, mais conectados consigo mesmos e mais satisfeitos com a vida que estão criando. E isso, para mim, é a maior recompensa.

Essas transformações são um reflexo direto da decisão de amadurecer, de tornar-se alguém melhor, não apenas para si, mas para todos ao redor. O processo terapêutico é, sem dúvida, uma jornada de autodescoberta e superação, e cada avanço é uma celebração do poder da mudança.

 

A Grande Pergunta: O Que Realmente Estamos Buscando?

Quando me perguntam: “Você atende homens?”, minha resposta continua simples e direta: Eu atendo pessoas. Pessoas que buscam respostas. Pessoas que querem entender mais profundamente a si mesmas e, principalmente, que estão dispostas a se permitir mudar. Porque a verdadeira transformação começa com uma escolha consciente. A escolha de olhar para si mesmo com sinceridade e querer se tornar alguém melhor.

E, como já mencionei esse processo de amadurecimento e transformação não tem a ver com o gênero ou o tempo, mas com a coragem de fazer algo diferente. Cada indivíduo tem o poder de mudar sua realidade. E a terapia, quando bem feita, é uma das formas mais poderosas de se alcançar essa mudança.

 

Está Pronto Para Fazer Essa Escolha Também?

Você, que se questiona se a terapia é para você, independentemente do seu gênero, já parou para pensar no que poderia mudar em sua vida se decidisse embarcar nessa jornada de autoconhecimento? Se está cansado de viver o mesmo ciclo de padrões e quer algo diferente, é hora de dar o primeiro passo. Porque, no final, a verdadeira mudança começa quando você decide olhar para si mesmo e perceber que tem o poder de transformar a sua realidade.

 

Acesse o e-book gratuito https://tr.ee/f1EeLIE7w6  e veja nele depoimentos reais de homens e mulheres que tiveram transformações reais em suas vidas e fizeram a mudança acontecer. Isso também pode acontecer com você.

Agende sua sessão para dar o primeiro passo na sua jornada de autotransformação.

Gostou desse conteúdo e está pensando em agendar um atendimento?

Clique no botão abaixo e fale diretamente comigo!

Atendimento Presencial

Rua Marechal José Bernardino Bormann, 450 – Batel, Curitiba – PR, 80440-195

Contato

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.